Novo puritanismo: o que nos confunde?

Selado em celofanes ou mesmo em grave artigo de publicação com uma pitada de erótica. Estrito “18+” nas telas de programas que podem tocar a moralidade de alguém. Tarifas de meninas nas praias – um olhar quase desaparecido, mas as meninas de lenços perto das igrejas – o tempo todo. O que está acontecendo? Nós nos tornamos mais castos ou apenas cansados ​​da expansão de um corpo nu?

Idéias básicas

  • Os valores familiares tornam -se populares e promovidos ativamente. As autoridades usam um novo estilo de vida, tentando controlar a sexualidade e a gravidez.
  • Tornou -se a norma para monitorar sua saúde, proteger -se, fechar o baú da luz solar direta. Talvez o cuidado de si mesmo seja uma das razões para o crescimento do puritanismo na sociedade. Outro motivo é a influência do Islã na cultura ocidental.
  • Depressão e vários transtornos mentais reduzem a libido e podem ser a razão pela qual uma geração sujeita ao estresse perde o interesse em sexo e sexualidade.

Você estará no verão e, se tiver sorte, antes, na praia – não fique com preguiça de contar (é claro, por uma questão de interesse puramente esportivo), quantas meninas serão montadas lá. A menos que você prefira praias nudistas, então você pode discutir: você tem dedos suficientes em suas mãos para contar. Ou talvez até em um. Moda para seios nus claramente passados. E em geral, a moda parece se tornar mais conservadora.

Não, os famosos Couturiers, é claro, continuam a divertir o público com vestidos com cortes aproximadamente do pescoço e tecidos absolutamente transparentes. Mas mesmo nas passarelas, a tendência é cada vez mais manifestada, chamada de curativo uniforme: as coisas são elegantes, mas práticas e enfatizadas não escandalosas.

O corpo é como evidência

Mas a nudez é cada vez mais percebida como algo ofensivo. Os fanáticos morais alcançam o fechamento das exposições, mal ouvindo sobre a natureza nua. Particularmente cidadãos morais são completamente obrigados a colocar calças, por exemplo, a estátua de Davi. E os ativistas do movimento femen, que ao mesmo tempo foram percebidos como combatentes ardentes da liberdade, transformou -se em consciência pública em expositionistas comuns. Isso significa que entramos na era do novo puritanismo?

Não vamos nos apressar com conclusões, mas a tendência é evidente, e não apenas doméstica. 88% das mulheres francesas (que são consideradas mulheres de visualizações muito livres) declaram que se consideram tímidas e mais da metade admitem que estão descontentes com seu próprio corpo e tendem a escondê -lo.

Não houve essas pesquisas na Rússia, mas os dados do Levada Center de 2015. A principal qualidade que os homens valorizam em mulheres, 49% dos participantes

da pesquisa deram uma boa aparência. Mas Sexy coletou apenas 15%dos votos, mais de duas vezes perdendo sua fidelidade (38%) e mais de três – famílias (46%). Apesar do fato de que, na publicidade, mídia e redes sociais, a nudez ainda é reinada, podemos falar sobre o surgimento de uma “nova restrição” que afeta todas as gerações.

Sexualidade, corpo, reprodução agora causam muita atenção, há tentativas constantes de controlá -las e normalizar

Sociólogo e filósofo Anna Temkina chama a atenção para características puramente russas. “Ativistas sociais estão lutando contra” deboche “, políticos e a igreja ortodoxa russa querem proibir o aborto”, diz ela. – reanimados (embora, talvez, eles não tenham morrido) hábitos soviéticos de hipocrisia em relação à contracepção, educação sexual e assim por diante.

A igreja declara as regras patriarcais (por exemplo, “o marido é necessariamente o chefe da família”), e isso coincide em parte com idéias de massa sobre o “propósito natural” de homens e mulheres. Sexualidade, corpo, reprodução agora causam muita atenção, há tentativas constantes de controlá -las e normalizá -las “.

Ciência e religião não permitem

Este fenômeno tem muitas explicações, e nem sempre apenas ideológico. Por exemplo, a opinião do sexóloga e psicoterapeuta Irina Panyukova. “Ainda não conheci pesquisas sérias sobre esse tópico, mas, de acordo com meus sentimentos, mais e mais pessoas realmente recusam alegrias sensuais. Eu vejo algumas razões puramente médicas.

Digamos, um número crescente de pessoas está inclinado ao ascetismo e ao puritanismo por causa do medo de doenças-principalmente sexo e AIDS “. A propósito, e a extinção da moda para seios nus nas praias também é ditada não apenas (ou talvez não tanto) considerações morais. Os cientistas do grande desgosto de homens provaram de forma convincente que esse método de levar o sol aumenta seriamente o risco de desenvolver doenças do câncer da glândula mamária.

Mas com a saúde, naturalmente não é limitado. Nos países europeus, o afluente de migrantes de países islâmicos que não estão prontos para olhar para um corpo nu é cada vez mais afetado pelos padrões morais. Assim, mesmo em muitas áreas de Paris e seus subúrbios para aparecer na rua em uma saia curta ou em uma blusa transparente para uma mulher já é bastante arriscado. E os europeus tolerantes nessa situação estão inclinados a proteger os valores dos convidados, em vez dos proprietários.

Digamos que, por ocasião da visita do ano passado ao Roma do Presidente Irã, as autoridades italianas sentiram o bem para cobrir as estátuas nuas do Museu do Capitólio do Capitólio com Shields de compensado. Na Rússia, a influência das idéias islâmicas sobre as normas de comportamento, talvez, não é tão seriamente, mas também não deve ser excluído.

Há algo para comparar com

Também existem razões psicológicas. Belezas ideais com as pernas de comprimentos infinitos e um excelente busto geram ansiedade e medo de sua própria imperfeição nas mulheres. “Precisamos ouvir como os pacientes falam sobre seu corpo para entender a gravidade de seus complexos”, observa o psicanalista Gerard Bonne. – O mundo em que vivemos é cheio de exibicionismo, constantemente interpreta a performance, expõe tudo, e isso se transforma em um problema. Tornando -se vítimas dessa “tirania da visibilidade”, concordando em se medir pela medida de amostras inacessíveis, mais e mais pessoas sofrem de fortes proibições internas que variam de vergonha a medo de ridículo ”.

Como resultado, uma viagem à praia fica sem prazer em um teste sério. Como outros olham? Como apreciar a figura? Regularmente em um mês ou dois, até a temporada de praias, as redes sociais estão cheias de orações desesperadas para aconselhar uma dieta/conjunto de exercícios/cirurgião plástico/comprimidos milagrosos para se preparar para a “saída”. E os macacões da praia, inventados inicialmente, a fim de proteger a água -viva e as queimaduras solares das mordidas, tornam -se cada vez mais populares, mesmo em clima nublado e nas margens dos lagoas, nos quais não havia água -viva.

Tags: No tags

Comments are closed.